ROTA COLONIAL BAUMSCHNEIS


Baumschneis – Picada dos Baum, assim era conhecida a cidade de Dois Irmãos no inicio de sua colonização, nos idos de 1829. O nome atual tem origem nos dois morros “gêmeos”. Os morros proporcionam uma vista impar da cidade e de boa parte do Vale do Rio dos Sinos. 


Por estar situada nos primeiros degraus da encosta do Planalto Meridional, numa altitude de 175 metros, ganhou a designação de Portal da Serra. O município traz em sua história fatos únicos, como o seu mito fundatório em 29 de setembro de 1929, data a partir da qual comemora-se o Kerb de São Miguel, em cumprimento a promessa dos náufragos do Navio Cecília. A Colonização alemã no município é notada através da arquitetura, gastronomia, hábitos e costumes de um povo trabalhador, hospitaleiro e alegre. E, hoje, aprimora-se através do investimento em setores em franco desenvolvimento como o turismo. A diversidade de pontos e atrativos turísticos se completa com a variedade de eventos que a cidade oferece ao munícipe e ao turista que aqui chega. Dentre os eventos destaca-se:

Kerb de São Miguel – 29 de setembro – as festividades ocorrem por mais de um final de semana. 
Natal dos Anjos – realizado entre novembro e dezembro. Promove um final de ano mágico, com Papai Noel, Árvore Símbolo do Natal Gaúcho e várias atrações culturais.
Aniversário de Dois Irmãos – 10 de setembro, data em que o município se emancipou política e administrativamente da cidade de São Leopoldo. 
Semana da Pátria – 7 de setembro, com desfiles cívico e cultural. 
Festa Literária – realizada em agosto. 
A Doce Magia da Páscoa - realizada durante o período de Páscoa. O evento é realizado pela iniciativa privada em parceria com a prefeitura municipal.


Rota Colonial Baumschneis - A Rota Colonial Baumschneis surgiu do interesse da localidade Travessão Rübennich em diversificar suas atividades, fazendo da sua cultura e do seu cotidiano um atrativo turístico, em um roteiro de 7 km, totalmente asfaltado, e de fácil acesso aos viajantes.

Os empreendedores são pessoas simples e acolhedoras que abrem as portas de suas casas para receber turistas e apresentar o que de melhor a colônia pode oferecer, tanto na gastronomia quanto na hospitalidade. 

Visitando o roteiro, pode-se voltar no tempo, e verificar como era o cotidiano dos primeiros imigrantes alemães chegados ao Rio Grande do Sul, através da colheita de verduras e ovos, além de passeio de carroça que remontam aos costumes de um povo dedicado a terra.