ROTEIRO

UM DIA EM DOIS IRMÃOS

Com saída da Praça do Imigrante de Dois Irmãos às 9h30min. O primeiro lugar a ser visitado é o Museu Histórico Municipal, que integra através de suas exposições, o passado e o presente em uma construção em enxaimel do século passado e vem resgatar a identidade cultural e a valorização da história dos Imigrantes alemães que, a partir de 1825, deram origem à cidade de Dois Irmãos.

Saindo do Museu Histórico seguimos pela Av. São Miguel onde podemos ver o casario antigo aos dois lados da via, dando destaque às Igrejas e aos Clubes localizados nessa tão importante rua. Ao entrarmos no coração da Rota Colonial Baumschneis começamos a conhecer um pouco mais da história e das peculiaridades deste roteiro.

Ao chegarmos a Ponte de Pedra, datada de 1855, temos o elo do passado com o presente, sendo um contraponto entre a arquitetura dos séculos passados e o progresso atual.

A primeira parada após a ponte será a Propriedade de Ignácio Stoffel, uma típica propriedade rural, onde os turistas poderão participar de atividades diárias da vida de um agricultor.

Logo a seguir, vem o Armazém de Secos e Molhados Scholles, típico comércio de secos e molhados que até hoje mantém as características de ponto de encontro para confraternizações dos moradores, nos finais de tarde, para “carteados” e degustação de bebidas típicas.

A Carpintaria e Serraria Becker é outro empreendimento a ser visitado onde ainda hoje se faz rodas de carroça. O proprietário, Hugo Becker transforma a madeira nos mais diversos utensílios para o trabalho do produtor rural, e o turista poderá apreciar uma roda de moinho e ver o funcionamento de equipamentos como a serra para fabricação de tabuas.

Logo após iremos para o almoço que poderá ser feito no Campo 7 Amigos, propriedade que abriga campos de futebol, área para acampamentos, espaços para várias atividades ao ar livre; pedalinhos, pesque-pague e piscina com escorregador são um atrativo opcional.

O Cemitério Evangélico é um verdadeiro museu a céu aberto onde história esculpida artesanalmente nas lápides de pedra grés e mármore com antigos símbolos cristãos e variados detalhes em estilo gótico, revelando o imaginário em relação a vida e a morte.

Saindo deste local, iremos até o empreendimento Casa Velha - Colha e Pague, propriedade rural do Sr. Alcindo Berlitz, onde o visitante poderá participar da colheita e verificar “in loco” como se faz o plantio de hortifrutigranjeiros, podendo ele mesmo colher o produto para levar para casa, um colha e pague de hortifrutigranjeiros.

Já O Mundo dos Ovos, da Senhora Aneci Scheid, é o local onde os turistas poderão colher ovos direto dos ninhos e ver como as galinhas se comportam em seu habitat natural.

Retornando ao final da tarde para a Praça do Imigrante o grupo vai levar para sua cidade, no coração e na sacola um pouquinho de Dois Irmãos.

* Podem ainda ser visitados, revendo os pontos a serem visitados ou horário de início e término, o Sitio Ecológico Falkoski, Convento Doce para almoço ou café, Cervejaria Hunsrück e as igrejas.

Um comentário: